A área de jantar é, sem dúvida, um espaço alegre em sua casa. Quer você tenha uma sala de jantar formal com mesa e cadeiras para acomodar um grande jantar ou teve que ser um pouco mais criativo para arranjar um espaço para comer.
Para descobrir como maximizar sua área de jantar, conversamos com gerentes domésticos profissionais sobre os erros comuns de layout que eles costumam ver e como corrigi-los. Depois de tornar sua área de jantar funcional e elegante, você não terá mais desculpas para comer na frente da TV.
Aqui estão as duas principais dicas sobre como otimizar sua área de jantar.
1. Você está sobrecarregando o espaço
Quando você está trabalhando com um espaço pequeno, é tentador usar cada centímetro de espaço disponível para acomodar o máximo possível de lugares. Mas é preciso lembrar que as pessoas precisam de espaço para entrar e sair das cadeiras – e para andar, é claro.
Você não terá um jantar muito divertido se as pessoas ficarem apertadas em seus lugares o tempo todo. Além disso, vai parecer muito amontoado se você colocar mais (e maiores) móveis do que o espaço realmente permite.
Veja também:
- Sala de jantar pequena: 6 ideias de decoração para ganhar espaço
- Antes e depois de sala de jantar: veja transformação barata e sem reforma
- Veja como um tapete deixa sua sala de jantar o máximo
“Gosto de garantir que tenho pelo menos um metro de distância ao redor da mesa para que você possa puxar as cadeiras sem problemas”, diz Diana Weinstein, uma designer de interiores. Quando você tem pouco espaço, há maneiras de garantir que seu fluxo ainda esteja confortável com o tamanho e a escala apropriados da mesa e das cadeiras dentro dele. Você pode ser criativo utilizando cantos e adicionando bancos, que ocupam menos espaço.
Veja também:
- 7 truques de decoração para aumentar a sala em apenas 10 minutos
- 7 erros na decoração da sala que todo mundo comete
- 3 tendências de decoração da sala que estão desaparecendo
Você acha que deveria empurrar tudo contra a parede para abrir um cômodo minúsculo? Beatrice de Jong, da Opendoor, alerta contra essa estratégia quando você tem poucos metros quadrados. Ela diz que o tiro sairá pela culatra e realmente fará com que pareça menor. Em vez disso, de Jong sugere colocar a mesa da sala de jantar no centro, deixando espaço em todos os lados.
2. Você não está definindo o espaço o suficiente
As áreas de estar de conceito aberto continuam a reinar, mas quando sua cozinha, sala de jantar e áreas de estar fluem de um para o outro, você também corre o risco de não ficar claro o que realmente constitui o espaço de jantar. Por fim, De Jong recomenda o uso de tapetes sob a mesa de jantar e cadeiras para ajudar a definir o espaço sem ter que construir uma barreira real.
Veja também:
- Mesa de jantar: 4 dicas para não errar na hora de escolher a sua
- 6 dicas de design para uma sala de estar moderna e elegante
- 3 maneiras de transformar seu espaço ao ar livre em sala de estar
Weinstein sugere designar a área de jantar em um espaço de conceito aberto com um tapete, bem como uma luminária de destaque, o que ajudará a definir o clima e facilitar um espaço íntimo e convidativo ao comer com os convidados. Além disso, diminuir a intensidade da luz em outras partes de um espaço de conceito aberto e manter a luz baixa na mesa criará um local natural para o foco.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br